Maca HospitalSão técnicas utilizadas por médicos com a intenção de ajudar na gestação de mulheres que possuem dificuldade para engravidar. São diversas técnicas de reprodução assistida que são divididas em dois grupos:

  • Mais antigas: nesses casos, a fecundação é feita no corpo da mulher e denominada inseminação artificial. Quando o material utilizado é do casal, a inseminação se chama Homóloga e quando utiliza material de doadores anônimos, é chamada de inseminação Heteróloga.
  • Mais modernas: nesses procedimentos, a fecundação ocorre fora do corpo da mulher e se chama fertilização in vitro (FIV). São diversas técnicas de FIV e entre elas, pode-se destacar o GIFT, o TV-Test, o ICSI e o IAIU.

1.GIFT: ocorre a transferência direta do gameta masculino e feminino para a tuba interina da mulher.

2.TV-Test: é feita a transferência de um embrião já formado (estágio pré-nuclear) para as tubas uterinas.

3.ICSI: a fertilização ocorre com a inoculação de um espermatozoide na parte interna de um ovócito. Posteriormente, ele é transferido o embrião por meio da via vaginal.

4.IAIU: nesse caso, os espermatozoides são colocados na altura da tuba uterina.

Complicações da Reprodução Assistida

Hiperestimulação ovariana

Quando há uma exagerada estimulação do ovário, isso pode causar o aumento de seu tamanho e uma distensão abdominal. Nos piores casos, pode ocasionar náuseas, vômitos e dificuldade para respirar. As mulheres que possuem a síndrome dos ovários policísticos têm maior probabilidade de ter esse problema.

Gravidez Tubária

O embrião acaba sendo implantado fora do útero e pode ocorrer devido a problemas tubários e uterinos.

Torção ovariana

Com a grande estimulação dos ovários, pode ocorrer o aumento de seu tamanho. Com o aumento do volume do abdômen, pode ocorrer a torção, causando cólicas à paciente.

Gravidez Múltipla

A quantidade de embriões que são transferidos para a mulher podem causar, em muitos casos, uma multigestação. Entretanto, atualmente, está sendo feita a transferência de poucos embriões, pois a intenção da reprodução assistida é gestação única.